SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Distantes, mas ligados: implementação de videochamadas em enfermarias COVID-19Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Leonor; QUEIROS, Sílvia; MENESES, Rute  e  COUTO, Germano. Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.359-373.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220204.

A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes.

Palavras-chave : Comunicação em saúde; competência clínica; profissional de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )