SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Characterisation of communication skills training programs: a systematic reviewThe importance of humanized care in palliative care: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ANTUNES, Rita; GUEDES, Maryse; ALEXANDRE, Joana  and  VERISSIMO, Manuela. Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.374-389.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220205.

Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficos para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção.

Keywords : Competências socioemocionais; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; programas de promoção de competências socioemocionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )