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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ANTUNES, Rita; GUEDES, Maryse; ALEXANDRE, Joana  e  VERISSIMO, Manuela. Perceções de aceitabilidade dos psicólogos sobre um novo programa de aprendizagem socioemocional. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.374-389.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220205.

Os programas de competências socioemocionais têm mostrado ser benéficos para crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção, sendo escassos os programas desenvolvidos neste âmbito que se direcionam especificamente a crianças com esta perturbação do neurodesenvolvimento. Para dar respostas às limitações existentes nesta área de intervenção, este estudo teve como objetivo explorar as perceções de aceitabilidade de psicólogos portugueses sobre um novo programa de promoção de competências socioemocionais. Dezanove participantes, com especialização em psicologia clínica e/ou educacional e com experiência prévia em trabalho com crianças/jovens foram distribuídos, em quatro grupos focais. Os grupos focais foram moderados por um investigador treinado, seguindo um guião de entrevista semiestruturado. A análise temática dedutiva conduzida por dois investigadores independentes revelou que os psicólogos portugueses percecionaram as dinâmicas, conteúdos e materiais como aceitáveis, sugerindo apenas modificações menores no sentido de: (1) maximizar a generalização de competências, (2) acompanhar os progressos das crianças ao longo do tempo, e (3) atender às especificidades desenvolvimentais e às barreiras práticas ao envolvimento de pais e professores durante a implementação do programa de intervenção.

Palavras-chave : Competências socioemocionais; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; programas de promoção de competências socioemocionais.

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