SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A importância do atendimento humanizado em cuidados paliativos: uma revisão sistemáticaFunção sexual, personalidade e consciência corporal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ANTUNES, José. Trabalho por turnos: efeitos na saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.397-410.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220207.

O trabalho por turnos tem aumentado em todo o Mundo nos últimos anos. O recurso a esta forma de organização do trabalho é consequência do aumento da concorrência intensificada pela globalização. O trabalho por turnos tem efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores aumentando o risco de doença. Fez-se uma pesquisa na literatura biomédica dos artigos publicados nos últimos onze anos sobre trabalho por turnos e os seus efeitos na saúde. A rutura dos ritmos circadianos e as alterações neuro-endócrinas associadas a que se juntam também estilos de vida pouco saudáveis, propiciam um aumento do risco de várias doenças. As intervenções quer de índole não-farmacológicas, quer farmacológica mostram-se pouco eficazes na diminuição dos riscos associados ao trabalho por turnos.

Palavras-chave : Trabalho por turnos; trabalho; saúde; saúde ocupacional; revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )