SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Trabalho por turnos: efeitos na saúdeSignificados elaborados por trabalhadoras sexuais sobre saúde sexual: estudo com representações sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CAMPOS, Pedro; WITTMANN, Marc  e  COSTA, Rui. Função sexual, personalidade e consciência corporal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.411-422.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220208.

Diversos estudos têm relatado associações entre os traços de personalidade Big Five e a função sexual. Além disso, o funcionamento sexual é influenciado por modificações temporárias de consciência. O presente estudo examinou de que forma a resposta sexual está independentemente associada aos traços de personalidade Big Five e à intensidade da consciência do corpo, do tempo e do espaço circundante. Cento e trinta e seis mulheres portuguesas heterossexuais responderam a um questionário online. Os traços Big Five foram mensurados através do NEO-FFI-20. Para avaliar a responsividade durante a última relação sexual, as participantes responderam a medidas de satisfação sexual, desejo, excitação, ocorrência de orgasmo, consciência corporal, consciência do espaço e consciência do tempo. A satisfação e o orgasmo associaram-se a maior extroversão, maior conscienciosidade e menor neuroticismo. O desejo e excitação correlacionaram-se com maior extroversão e menor neuroticismo. Maior consciência corporal e menor consciência do tempo associaram-se com satisfação, desejo e excitação. A percepção corporal associou-se inversamente à percepção do tempo. Maior consciência corporal, estar num relacionamento, maior extroversão, maior abertura à experiência e maior conscienciosidade foram preditores independentes da satisfação. Maior consciência corporal e menor neuroticismo foram preditores independentes do desejo. Menor neuroticismo, maior consciência corporal e maior abertura à experiência foram preditores independentes da excitação. Os resultados mostram como a responsividade sexual poderá ser influenciada de forma independente por factores de personalidade estáveis ​​e mudanças transitórias de consciência.

Palavras-chave : função sexual; personalidade; consciência corporal; consciência do tempo; alterações de consciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )