SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Função sexual, personalidade e consciência corporalViolência contra mulheres lésbicas/ bissexuais e vulnerabilidade em saúde: revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

COUTO, Pablo et al. Significados elaborados por trabalhadoras sexuais sobre saúde sexual: estudo com representações sociais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.423-436.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220209.

Objetivou-se apreender os significados representacionais elaborados por trabalhadoras sexuais sobre saúde sexual. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na teoria das representações sociais em sua abordagem processual. Como cenário foi a microrregião de Guanambi-Ba, sede do Alto Sertão Produtivo Baiano. Participou dessa pesquisa 132 mulheres profissionais do sexo que atenderam aos critérios de inclusão. A coleta ocorreu individualmente entre os meses de abril 2017 a junho 2018. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a Associação Livre de Palavras, foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ, que possibilitou a Análise Fatorial de Correspondência e a Análise de Similitude. Os discursos decorrentes da Entrevista em Profundidade foram analisados com a análise de Conteúdo Semântica. As representações sociais sobre saúde sexual foram construídas através dos significados associados pelas trabalhadoras sexuais aos agravos a saúde e aos cuidados com o corpo, como a prevenção de doenças. Algumas representações foram consensuais dentro do grupo de participantes, quando as trabalhadoras sexuais fizeram correlação com evocações como preservativo, anticoncepcional, exames, não engravidar, cuidado, importante e sexo saudável, demonstrando conhecimento científico do processo de adoecimento e da busca pela saúde e qualidade de vida. As construções mentais das participantes mostraram, também, que as questões subjetivas da sexualidade conformam as representações quando associaram autoestima, satisfação, felicidade, amor e qualidade de vida à saúde sexual. Conclui-se que as representações sociais da saúde sexual, elaboradas por trabalhadoras sexuais, possibilitam entender como vivenciam o aluguel de seus corpos, para além da prevenção de doenças e agravos aos seus corpos.

Palavras-chave : Profissionais do sexo; saúde sexual; representações sociais; enfermagem em saúde coletiva; psicologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )