SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Diabetes Mellitus tipo 2 e depressão: haverá relação entre estas duas patologias?Avaliação dos níveis de literacia em saúde em doentes com hipertensão arterial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FERNANDES, Neuma et al. Instrumento de avaliação da adesão ao tratamento medicamentoso entre pessoas com diabetes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.505-520.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220215.

A adesão ao tratamento medicamentoso é fundamental para o sucesso da terapia. Objetivou-se desenvolver um instrumento de avaliação da Adesão Medicamentosa no Diabetes Melitus (AMDM) e avaliar suas propriedades psicométricas. Trata-se de um estudo metodológico de desenvolvimento e avaliação do AMDM, instrumento de medida de um evento relacionado à saúde. A versão final do AMDM constou de 20 questões que apresenta duas partes, a primeira denominada AMDM-I, com 12 questões e a segunda parte, denominada AMDM-II, com 8 questões. Realizou-se validação do conteúdo e as estimativas de confiabilidade (Alfa de Cronbach/Kappa ponderado). O AMDM apresentou boa validade de conteúdo, teste alfa de Cronbach=0,71, o Kappa ponderado variou entre 0,76 e 1,0, e a validade preditiva obteve sensibilidade=73,2% e especificidade=63,3%. O AMDM foi considerado de aplicação fácil e dinâmica, adequado ao contexto em que foi aplicado. No AMDM foram considerados itens relacionados ao comportamento dos participantes em relação ao controle do seu estoque de medicamentos, fidelidade à prescrição médica, e uso de bebidas alcoólicas; e às dificuldades na aquisição de medicamentos, inclusive por meio do Sistema Único de Saude (SUS), sistema de saúde vigente no Brasil. Outros instrumentos existentes não abordaram tais questões. Concluiu-se que o AMDM apresentou confiabilidade e validade aceitáveis, além de boa interpretabilidade, mostrando-se capaz de avaliar o que se propõe.

Palavras-chave : Diabetes mellitus; adesão terapêutica; adesão ao tratamento; estudo de validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )