SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Health literacy evaluation in patients with hypertensionPerception of parenting educational styles and childhood depression, anxiety and stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

CORREIA, Josefina; BARROS, Carla  and  BAYLINA, Pilar. A influência dos fatores psicossociais de risco no desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.530-536.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220217.

Os profissionais de saúde e, mais concretamente, os enfermeiros realizam diariamente uma atividade de trabalho desgastante e emocionalmente exaustiva, o que a torna suscetível à exposição de riscos ocupacionais, nomeadamente, riscos psicossociais. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores psicossociais de risco e explorar os preditores no desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas. Participaram neste estudo 105 enfermeiros e os resultados identificaram o elevado ritmo e intensidade de trabalho, os tempos de trabalho, as relações de emprego e os níveis altos de exigência emocional, fatores significativos, ao nível da saúde. Foram identificados preditores de lesões músculo-esqueléticas, mais concretamente: Gerir instruções contraditórias (OR=20,43), depender dos pedidos diretos dos doentes (OR=39,948); ultrapassar o horário normal de trabalho (OR=4,822), e ter que simular boa disposição e/ou empatia (OR= 7,359). É importante desenvolver melhores práticas organizacionais para diminuir este problema de saúde que afeta uma elevada percentagem de enfermeiros.

Keywords : Riscos psicossociais; lesões músculo-esqueléticas; enfermeiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )