SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Avaliação dos níveis de literacia em saúde em doentes com hipertensão arterialPerceção de estilos educativos parentais e depressão, ansiedade e stresse na infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

CORREIA, Josefina; BARROS, Carla  y  BAYLINA, Pilar. A influência dos fatores psicossociais de risco no desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.530-536.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220217.

Os profissionais de saúde e, mais concretamente, os enfermeiros realizam diariamente uma atividade de trabalho desgastante e emocionalmente exaustiva, o que a torna suscetível à exposição de riscos ocupacionais, nomeadamente, riscos psicossociais. O objetivo deste estudo foi avaliar os fatores psicossociais de risco e explorar os preditores no desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas. Participaram neste estudo 105 enfermeiros e os resultados identificaram o elevado ritmo e intensidade de trabalho, os tempos de trabalho, as relações de emprego e os níveis altos de exigência emocional, fatores significativos, ao nível da saúde. Foram identificados preditores de lesões músculo-esqueléticas, mais concretamente: Gerir instruções contraditórias (OR=20,43), depender dos pedidos diretos dos doentes (OR=39,948); ultrapassar o horário normal de trabalho (OR=4,822), e ter que simular boa disposição e/ou empatia (OR= 7,359). É importante desenvolver melhores práticas organizacionais para diminuir este problema de saúde que afeta uma elevada percentagem de enfermeiros.

Palabras clave : Riscos psicossociais; lesões músculo-esqueléticas; enfermeiros.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )