SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Perceção de estilos educativos parentais e depressão, ansiedade e stresse na infânciaDoença crônica infantil: incerteza de cuidadores versus complexidade da doença índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CUNHA, Gicele et al. Autoconceito físico e sintomas depressivos em crianças com excesso de peso. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.547-555.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220219.

O Autoconceito físico (AcF) é um dos fatores que sugestiona a aceitação pessoal, mostrando-se relevante nas alterações de autopercepção e autoestima, fatores associados ao surgimento de sintomas depressivos (SD). Diante disso, o presente estudo teve como objetivo identificar as possíveis associações entre o AcF e os SD de crianças com excesso de peso e em situação de vulnerabilidade social. Participaram do estudo 73 crianças (10,26 ±1,31 anos) que apresentavam sobrepeso, obesidade ou obesidade severa. Os SD foram avaliados através do Children’s Depression Inventory e o AcF através do Cuestionario de Autoconcepto Físico. A descrição das variáveis foi realizada através das frequências absolutas e relativas, média e desvio-padrão. Para a comparação das variáveis de caracterização entre os sexos foi utilizado o teste t para amostras independentes e o teste qui-quadrado. Nas análises das associações entre os domínios do AcF e os SD foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados indicaram que 7,4% das crianças possuem risco aumentado de depressão. Os meninos apresentaram valores superiores (p<0,05) ao das meninas no escore total e em quatro dos seis domínios que compõem o AcF. Associações inversas entre os diferentes domínios do AcF e os SD foram encontradas (p<0,05). Porém, ao serem realizadas por sexo, as associações se mantêm estatisticamente significativas apenas entre os meninos. Em conclusão, meninos com excesso de peso e menor AcF tendem a apresentar níveis mais elevados de SD.

Palavras-chave : Depressão; autoconceito físico; estudantes; obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )