SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Physical self-concept and depressive symptoms in overweight childrenHealth, subjective wellness and attachment to the school environment in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FERNANDES, Leiliane; SANTOS, Mariana; COLLET, Neusa  and  NOBREGA, Vanessa da. Doença crônica infantil: incerteza de cuidadores versus complexidade da doença. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.556-566.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220220.

A complexidade da doença crônica infantil pode refletir no nível de incertezas da família e influenciar nos cuidados prestados. Desse modo, objetivou-se verificar a associação entre a complexidade de necessidades de atenção das crianças com doenças crônicas e o nível de incertezas de seus cuidadores principais. Realizou-se estudo transversal, quantitativo, entre dezembro/2017 e outubro/2018 na Clínica Pediátrica de um hospital universitário, no Brasil. A coleta de dados ocorreu com 35 cuidadores principais dessas crianças por meio de questionário de dados sociodemográficos do cuidador/criança, questionário de classificação da complexidade da doença crônica na criança e Escala de Mishel Uncertainty in Illness Scale for Family Members. Na análise foi utilizada estatística descritiva, teste t-Student e teste exato de Fisher. Os resultados evidenciaram a predominância da faixa etária entre 21 e 30 anos (61,8%) com o primeiro grau de instrução (57,1%) e 77,1% médio nível de incertezas. Identificou-se a influência do tempo de internação como possível identificador de casos mais complexos. Dos casos, 45,7% apresentou baixa complexidade de necessidades especiais e cursou com um médio nível de incertezas. Entretanto, 14,3% dos casos de baixa complexidade apresentaram níveis mais altos de incerteza do que os de média complexidade (8,6%), evidenciando independência entre as variáveis incertezas e complexidade da doença crônica. O estudo revelou a desassociação entre a complexidade da doença crônica e o nível de incertezas dos cuidadores, revelando um caráter multidimensional da incerteza como a influência da idade, grau de instrução, tempo de internação.

Keywords : Incerteza; cuidadores; doença crônica; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )