SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Relação entre o estresse e o uso de substâncias psicoativas em universitáriosAspectos metodológicos e investigativos do uso terapêutico das práticas meditativas no estresse índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GUIMARAES, Suely; GALLI, Luccas  e  NUNES, Julia. Efeitos da meditação no tratamento do estresse e da ansiedade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.590-602.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220223.

Este estudo investigou a eficácia da técnica Mindfulness Based Stress Reduction - MBSR sobre a ocorrência e os níveis de estresse e de ansiedade entre 52 voluntários maiores de 18 anos, dos quais 28 estavam em tratamento psicológico ou psiquiátrico. Foram utilizados um inventário padronizado para avaliar o estresse e outro para avaliar a ansiedade no pré-teste e no pós-teste; e um questionário sociodemográfico no pré-teste. O treinamento na MBSR foi realizado em oito semanas, conforme protocolo estabelecido por Kabat-Zinn. Ao final do programa houve redução significativa (p < 0,005) na ocorrência e nos níveis de estresse para toda a amostra, sem diferença entre os participantes que estavam ou não em tratamento. Os níveis de ansiedade também foram significativamente reduzidos para a amostra total e para o grupo em tratamento (p < 0,005). Os dados apontam para a eficácia da meditação de atenção plena como técnica de intervenção não medicamentosa, sem uso de equipamentos e sem efeitos colaterais para tratamento do estresse e da ansiedade na população adulta.

Palavras-chave : Atenção plena; tratamento; estresse; ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )