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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LANDENBERGER, Thaís; MACHADO, Wagner; OLIVEIRA, Camila  e  ARGIMON, Irani. Escala de reserva cognitiva: adaptação e primeiras evidências de validade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.753-767.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220233.

A Escala de Reserva Cognitiva (ERC) é um instrumento de autorrelato que avalia Reserva Cognitiva a partir da frequência de participação em atividades cognitivamente estimulantes ao longo da vida. O objetivo deste estudo é apresentar a adaptação e as primeiras evidências de validade da ERC para o português brasileiro. A ERC foi administrada em 132 sujeitos saudáveis, 31 adultos (40-59 anos) e 101 idosos (≥ 60 anos). Uma parcela da amostra (n = 46) foi submetida à avaliação de QI e de sintomas depressivos. Dados do processo de adaptação foram descritos qualitativamente e a ERC apresentou equivalência semântica com o instrumento original. Foi realizada análise de componentes principais, identificando itens com maior e menor contribuição para a escala. Os estudos psicométricos indicaram alta confiabilidade (α = 0,94) e associação entre escores na ERC e escolaridade, nível profissional, classificação econômica e idade. Não foram identificadas associações com QI e sintomas depressivos.

Palavras-chave : reserva cognitiva; escala de reserva cognitiva; avaliação; adaptação; validação.

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