Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
GONCALVES, Maria dos Prazeres et al. Adaptação e validação da escala do medo do COVID-19 nas aulas presenciais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.828-843. Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/21psd220305.
A COVID-19 tem tido grandes repercussões no ensino superior, devido ao medo de contágio. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma versão adaptada da FCV-19S de Ahorsu et al. (2020), ao contexto de aulas presenciais: Fear of COVID 19 Scale, to Presencial Lessons (FCV-19S-PL). A FCV-19S foi traduzida para português e adaptada ao contexto das aulas presenciais, tendo resultado numa escala de 9 itens. A amostra é composta por 534 estudantes universitários. Foi utilizada a análise fatorial confirmatória e a análise de confiabilidade para determinar as propriedades psicométricas da escala. A FCV-19S-PL revelou uma boa fidelidade (α= 0,904), bem como uma boa consistência interna dos dois fatores (fator 1 α = 0,878; fator 2 α = 0,842. A FCV-19S-PL apresenta uma estrutura bidimensional com propriedades psicométricas robustas, sendo confiável e válida na avaliação do medo da COVID-19 no contexto específico de aulas presenciais.
Palavras-chave : COVID-19; FCV-19S; Presential Lessons; University; Fear of COVID-19.