SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Migrantes e refugiados durante a pandemia da COVID-19: destaques do estudo APARTTOGETHER/OMSPropriedades psicométricas da parenting daily hassles numa amostra de pais/mães portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GONCALVES, Maria dos Prazeres et al. Adaptação e validação da escala do medo do COVID-19 nas aulas presenciais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.828-843.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220305.

A COVID-19 tem tido grandes repercussões no ensino superior, devido ao medo de contágio. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma versão adaptada da FCV-19S de Ahorsu et al. (2020), ao contexto de aulas presenciais: Fear of COVID 19 Scale, to Presencial Lessons (FCV-19S-PL). A FCV-19S foi traduzida para português e adaptada ao contexto das aulas presenciais, tendo resultado numa escala de 9 itens. A amostra é composta por 534 estudantes universitários. Foi utilizada a análise fatorial confirmatória e a análise de confiabilidade para determinar as propriedades psicométricas da escala. A FCV-19S-PL revelou uma boa fidelidade (α= 0,904), bem como uma boa consistência interna dos dois fatores (fator 1 α = 0,878; fator 2 α = 0,842. A FCV-19S-PL apresenta uma estrutura bidimensional com propriedades psicométricas robustas, sendo confiável e válida na avaliação do medo da COVID-19 no contexto específico de aulas presenciais.

Palavras-chave : COVID-19; FCV-19S; Presential Lessons; University; Fear of COVID-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )