SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Adaptação e validação da escala do medo do COVID-19 nas aulas presenciaisPerturbação de ansiedade social: abordagem terapêutica com terapia cognitivo-comportamental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

COSTA, Pedro Alexandre; GARCIA, Inês; TASKER, Fiona  e  LEAL, Isabel. Propriedades psicométricas da parenting daily hassles numa amostra de pais/mães portugueses. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.844-856.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220306.

A escala Parenting Daily Hassles (PDH) é uma medida de triagem de incómodos associados à parentalidade. Este estudo avaliou as propriedades psicométricas da escala PDH numa amostra comunitária de 444 pais e mães portugueses. Análises fatoriais exploratórias e confirmatórias forneceram evidências de validade fatorial para as dimensões Intensidade e Frequência. A fiabilidade interna foi elevada embora a validade convergente tenha sido baixa. As associações entre a Frequência de PDH e a satisfação com a vida e ajustamento diádico evidenciaram validade convergente, e as associações entre ambas Frequência e Intensidade e o distress psicológico evidenciaram validade divergente. Os resultados forneceram suporte adicional para a adequação e validade da escala PDH, embora a Intensidade tenha tido um desempenho melhor quanto à validade de construto, e a Frequência um melhor desempenho quanto à validade convergente. A escala PDH foi considerada uma medida confiável de stressores parentais diários de parentalidade apesar de algumas limitações.

Palavras-chave : Escala Parenting Daily Hassles; stress parental; triagem de distress; validade fatorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )