SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Propriedades psicométricas da parenting daily hassles numa amostra de pais/mães portuguesesTécnicas psicológicas para manejo odontológico de pacientes com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

CATIVO, Catarina  y  BARATA, Vera. Perturbação de ansiedade social: abordagem terapêutica com terapia cognitivo-comportamental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.857-866.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220307.

A Perturbação de Ansiedade Social (PAS) é uma doença incapacitante de elevada prevalência, manifesta como medo ou ansiedade marcados face a situações em que o indivíduo é exposto a uma possível avaliação por parte de outrem. A investigação até à data aponta a terapia cognitivo-comportamental (TCC) como um tratamento eficaz nesta patologia. O objetivo deste trabalho foi fornecer uma revisão sobre o papel da TCC na PAS, abordando os modelos cognitivo-comportamentais e a sua eficácia. Assim, foi realizada uma revisão narrativa da literatura publicada na base de dados PubMed. Os modelos cognitivo-comportamentais explicativos da PAS sugerem que estes doentes focam seletivamente a atenção nos aspetos interoceptivos e nos aspetos considerados ameaçadores relativamente aos interlocutores, apresentando esquemas cognitivos disfuncionais. Estes resultam em representações negativas do self, que não correspondem ao que o sujeito considera serem as expectativas do público, despoletando emoções negativas e sintomas de ansiedade. Para reduzir a ansiedade, os doentes recorrem a comportamentos de segurança e/ou evitamento que, funcionando como reforço negativo e perpetuam as crenças disfuncionais. As principais componentes da TCC para a PAS são a reestruturação cognitiva e a exposição. Até à data, os estudos realizados evidenciam bons resultados da TCC na PAS, no entanto, continua a ser necessário realizar investigação adicional para melhorar as respostas a estes doentes.

Palabras clave : Perturbação de ansiedade social; Terapia cognitivo-comportamental; Modelo cognitivo-comportamental; Eficácia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )