SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Técnicas psicológicas para manejo odontológico de pacientes com transtorno do espectro autistaExperiências de psicoterapia de pessoas heterossexuais cisgénero e pessoas LGBT+: resultados preliminares índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA, Ana; CORREIA-SANTOS, Patrícia; NETO, Félix  e  MAIA, Ângela. Programa de apoio de pares com socorristas: satisfação laboral, saúde e apoio. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.881-893.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220309.

A emergência pré-hospitalar envolve desafios, riscos e a exposição a eventos potencialmente traumáticos. O suporte social é amplamente reconhecido como um fator protetor para a saúde mental, especialmente em situações de elevado stresse. O apoio de pares tem vindo a ser indicado como uma abordagem promissora a utilizar em contextos de risco, como é o caso do contexto de emergência pré-hospitalar. No entanto, é escassa a literatura acerca da sua eficácia. Este estudo avalia o impacto de um programa de apoio de pares na satisfação com o trabalho, saúde em geral e bem-estar psicológico e suporte social percebido, através de um estudo quasi-experimental, com avaliação pré e pós teste. Participaram neste estudo 53 socorristas e utilizou-se um grupo de pares, um grupo experimental, e um grupo de controlo. Foram encontradas diferenças significativas entre os grupos após o programa, com o grupo experimental e o grupo de pares a evidenciarem melhores resultados. A análise revelou que quem recebeu apoio dos pares apresentou melhor perceção de suporte por parte da organização no pós-teste; e os pares que deram apoio aos colegas reportaram melhor saúde em geral e bem-estar psicológico depois da intervenção. Este estudo reforça a mais-valia que intervenções como o apoio de pares podem trazer para os socorristas e as organizações.

Palavras-chave : Tripulantes de ambulância; Apoio de pares; Emergência pré-hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )