SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Experiências de psicoterapia de pessoas heterossexuais cisgénero e pessoas LGBT+: resultados preliminaresPercepções de um grupo de idosos sobre a morte índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PEDRAS, Susana; OLIVEIRA, Rafaela  e  SILVA, Ivone. Motivação como ingrediente essencial para a mudança comportamental na doença arterial periférica. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.908-920.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220311.

A Doença Arterial Periférica (DAP) é uma doença cardiovascular crónica, incapacitante e prevalente, na qual o sintoma mais frequente é a claudicação intermitente (CI) que se traduz em dor nos membros inferiores durante a caminhada, reprodutível e constante. A DAP potencia a morbi-mortalidade de outras patologias cardiovasculares e diminui significativamente a qualidade de vida. O exercício físico é considerado um dos tratamentos de primeira linha, por controlar os fatores de risco, ser eficaz no aumento da distância média percorrida sem dor, e por ser não invasivo, acessível e de baixo custo. Participaram neste estudo 40 pessoas com DAP e CI. Os participantes receberam uma prescrição de um programa de exercício físico (caminhadas) e uma sessão de mudança comportamental e motivacional. Nesta sessão foi utilizada uma estratégia qualitativa de mudança comportamental para identificar o que motiva as pessoas a iniciar o comportamento. Os objetivos reportados pelos participantes foram na sua maioria de conteúdo extrínseco associados à sua condição física e saúde. Os resultados enfatizam a utilidade e a eficácia de uma estratégia qualitativa coadjuvante aos instrumentos estandardizados de avaliação psicométrica, para conhecer os objetivos e os motivos das pessoas para aderirem a um novo comportamento. Embora o conteúdo seja fundamentalmente extrínseco, a verdade é que a maior parte dos nossos comportamentos são iniciados com base em motivações controladas e externas. O desafio reside na promoção da integração e internalização dos objetivos e motivos extrínsecos ao longo do processo de mudança comportamental.

Palavras-chave : Motivação; Mudança comportamental; Exercício físico; Caminhadas; Doença arterial periférica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )