SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Vivências de irmãos de crianças sobreviventes ao cancro - revisão sistemáticaA prescrição social - uma revisão de tema índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Luiz; SOUZA, Kátia  e  HERNANDEZ, José. Atitudes frente à doação de órgãos: revisão sistemática de estudos brasileiros. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.951-970.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220315.

O objetivo desta revisão sistemática é responder à seguinte pergunta: quais são as atitudes, frente à doação de órgãos para transplantes, encontradas em estudos empíricos brasileiros publicados em periódicos científicos? Foi realizada uma busca nos bancos de dados MEDLINE, LILACS e CINAHL. Os artigos, publicados entre 2001-2019, foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão para este estudo. Após análise, 50 manuscritos foram elegíveis para responder ao problema da pesquisa. A maioria dos estudos apontou, como atitudes favoráveis à doação de órgãos, fatores preponderantes como: a sensibilidade na comunicação, a solidariedade, a empatia, a compaixão, os aspectos culturais e o esclarecimento acerca do diagnóstico de morte encefálica por parte de profissionais médicos, envolvendo o fechamento do protocolo de morte cerebral. Por outro lado, a linguagem, as crenças distorcidas, a falta de esclarecimento sobre o diagnóstico, a mutilação, o medo e a insegurança no sistema de saúde, parecem influenciar negativamente e explicam as atitudes frente à negação da doação de órgãos.

Palavras-chave : Atitudes, Doação de órgãos; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )