SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Terapia cognitivo-comportamental transdiagnóstica: uma revisão da literaturaFelicidade na adolescência e fatores associados: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AFONSO, Andreia Castro. Luto e a demência: uma revisão de literatura. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.991-1002.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220318.

O luto pode constituir uma experiência normal não sendo necessária intervenção psicoterapêutica, contudo os cuidadores de demência constituem um grupo de alto risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental. A evidência científica tem demonstrado que os cuidadores podem experienciar sentimentos de perda e de luto pelo que podem beneficiar de intervenções especializadas e diferenciadas. Esta revisão de literatura teve como objetivos reunir informações consistentes e aprofundar conhecimentos, abordagens e competências na área do luto em cuidadores de pessoas com demência e pretende constituir-se como um contributo na identificação de evidência científica que corrobora as práticas e estratégias em Psicologia, nomeadamente no que respeita ao modelo cognitivo-comportamental. Foi realizada a presente revisão integrativa com recurso às bases de dados a PubMed, B-On e SciELO, através de descritores relacionados com o luto (como grief, mourning, bereavement), com a demência (como alterações cognitivas, perda de memória, memory loss), cuidadores (caregivers) e modelo teórico (cognitive and behavioral therapy) e sem definição de limites temporais. Foram encontrados três artigos publicados entre os anos de 2016 e 2019 referentes a ensaios clínicos aleatórios controlados e que reforçam a urgência de trabalhos de investigação empírica em profundidade neste campo dada a elevada eficácia da terapia cognitivo-comportamental tanto no contexto face a face como no formato telefónico e/ou digital.

Palavras-chave : Luto; Demência; Cuidadores; Terapia cognitiva e comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )