SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Happiness in adolescence and associated factors: a literature reviewSelf-control, consumption indicators and risk factors in brazilian adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MARTELO, Inês  and  FUERTES, Marina. Interação diádica com bebés de extremo pré-termo aos 3 e 9 meses. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.3, pp.1013-1026.  Epub Dec 31, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220320.

A sensibilidade materna afeta a qualidade da vinculação e, consequentemente, o desenvolvimento infantil. Contudo, existem poucos estudos realizados com bebés de extremo pré-termo (menos de 32 semanas de gestação). O presente estudo dedica-se a investigar a qualidade e a continuidade das interações mãe-bebé (extremo pré-termo) aos 3 e 9 meses. Para o efeito, foram recrutadas 20 díades mãe-bebé observadas em interação livre. Os bebés participantes eram 12 meninas e 8 meninos, nascidos em média com 30.7 semanas de gestação e 1385.95g. Comparados com amostras de bebés de termo e moderado pré-termo, as mães da nossa amostra apresentaram menor sensibilidade materna e os bebés menor cooperação tanto aos 3 como aos 9 meses. Adicionalmente, o estudo indica uma forte associação e continuidade entre os comportamentos maternos aos 3 e 9 meses. A mesma associação e continuidade de comportamentos é observada nos bebés. O comportamento materno e infantil surge associado ao peso gestacional, idade gestacional, Apgar e dias de internamento. Os resultados, embora não generalizáveis, indicam que estas díades se debatem com dificuldades no estabelecimento de uma relação positiva, prazerosa e recíproca que contribua para o desenvolvimento do bebé.

Keywords : Extrema prematuridade; Relação diádica; Sensibilidade materna; Cooperação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )