SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Utilização da realidade virtual na estimulação cognitiva na demência: estudo de casoEnvelhecimento bem-sucedido, qualidade de vida e marcadores de resposta ao estresse fisiológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PIMENTA, Filipa et al. Representações da andropausa: um estudo de métodos mistos com mulheres portuguesas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.33-46.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230104.

Uma vez que os fatores psicossociais têm algum impacto sobre a andropausa, e esse fenómeno pode afetar as relações conjugais (e as mulheres tendem a procurar informação sobre saúde), torna-se importante estudar as representações da andropausa empregando o Modelo de Senso Comum - um modelo usado para entender as representações de menopausa. Este estudo teve como objetivo avaliar as representações de mulheres portuguesas sobre a andropausa, a adequação do modelo de senso comum para explicar essas representações e explorar as diferenças entre participantes com diferentes características (e.g., nível de escolaridade), em relação às representações da andropausa. Trinta mulheres foram entrevistas e posteriormente as entrevistas foram analisadas através da análise de conteúdo qualitativa dirigida. Uma análise de correspondência múltipla explorou a associação entre as categorias emergentes. Os testes U de Mann-Whitney foram realizados para testar as diferenças em relação à frequência das categorias emergentes. A Identidade indefinida foi a característica mais citada em relação à Identidade, enquanto que a Função Sexual foi a Consequência Negativa mais mencionada; poucas Consequências Positivas foram mencionadas, sendo a Ausência de consequências positivas e a Falta de informação as mais frequentes. Foram encontrados dois modelos bidimensionais - um para a Identidade da Andropausa: (1) Mudanças relacionadas com o envelhecimento e (2) Mudanças sexuais/Falta de informação; a outra para Consequências Negativas: (1) Sintomas/Problemas de saúde e (2) Depressão/Falta de informação. Não foram encontradas diferenças na frequência das representações da andropausa entre mulheres com características diferentes (e.g., com um relacionamento romântico vs. sem um relacionamento romântico). A adequação do Modelo de Senso Comum para explicar as representações da andropausa dessas mulheres não diferiu entre os participantes com características distintas. Esta investigação pode ajudar os profissionais de saúde a desenvolverem intervenções mais compreensivas (com base neste modelo teórico), a fim de ajudar os casais a compreender e lidar melhor com a andropausa.

Palavras-chave : Andropausa; Métodos mistos; Representações; Mulheres; Modelo de senso comum.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )