SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Andropause representations: a mixed-methods study with portuguese womenSpirituality and social support of aged people residents in the community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SOUZA, Diego et al. Envelhecimento bem-sucedido, qualidade de vida e marcadores de resposta ao estresse fisiológico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.47-56.  Epub Apr 30, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230105.

O envelhecimento populacional é um fenômeno cada vez mais presente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A teoria Lifespan busca compreender os meios de compensar as perdas advindas com a idade avançada, através das estratégias de seleção, otimização e compensação. Objetivo: analisar a associação das estratégias de envelhecimento bem-sucedido com a depressão, qualidade de vida, escolaridade e marcadores de resposta ao estresse fisiológico em idosos da comunidade. Método: Estudo quantitativo, com delineamento transversal, no qual 193 idosos residentes no sul do Brasil foram avaliados em relação à cognição, grau de escolaridade, depressão, qualidade de vida, estratégias de envelhecimento bem-sucedido, cortisol e sirtuína. Foram realizadas análises descritivas e de correlação (Spearman) através do SPSS v. 25.0. Resultados: Os idosos apresentaram bom índice de estratégias SOC, tendo a seleção baseada em perdas como a mais utilizada. As estratégias de envelhecimento bem-sucedido mostraram-se correlacionadas positivamente com a qualidade de vida e negativamente com a depressão. Além disso, o cortisol mostrou-se relacionado negativamente com a seleção baseada em perdas nas mulheres e com a compensação nos homens. A estratégia de otimização demonstrou estar relacionada positivamente com a sirtuína nas mulheres. Conclusão: Estes achados apontam para a possibilidade de intervenções e políticas públicas voltadas para as pessoas idosas baseadas nas estratégias de seleção, otimização e compensação. Além disse as estratégias de envelhecimento bem-sucedido apresentam-se como possíveis mediadores entre os fatores psicológicos, biológicos e sociais de envelhecimento, além de indicadores do processo de envelhecimento com qualidade de vida.

Keywords : Estratégias SOC; Depressão; Qualidade de vida; Estresse oxidativo; Idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )