SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Espiritualidade e apoio social de idosos residentes na comunidadeO impacto da consciência interoceptiva no funcionamento sexual entre mulheres portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALMEIDA, Denise et al. O apoio social e a vivência gestacional: uma revisão integrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.66-73.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230107.

O apoio social é condição básica durante o processo de desenvolvimento humano, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade emocional, possivelmente ocasionados por situações de mudanças e/ou transições na vida. A gestação seria uma dessas fases em virtude das alterações biopsicossociais oriundas ao ciclo gravídico puerperal. Assim, objetivou-se evidências científicas da importância do apoio social na gestação por meio de uma revisão integrativa. Para tanto, buscou-se nas bases de dados que integram a BSV e na SciELO artigos entre 2014 e 2018, com o uso dos descritores Apoio Social e Gravidez, resultando em 08 artigos para a análise e inclusão no estudo. A literatura revisada vem apontando sobre a atuação do Apoio Social como fator de proteção no desenvolvimento da depressão pós-parto. Considerando que a depressão poderá influenciar na adaptação ao novo ciclo de vida e desenvolvimento da maternidade de forma saudável e no cuidado ao recém-nascido, revela-se a necessidade de se dar um enfoque maior na qualidade da rede apoio e suporte as gestantes durante o ciclo gravídico puerperal.

Palavras-chave : Apoio-Social; Gravidez; Psicologia da saúde; Psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )