SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O impacto da consciência interoceptiva no funcionamento sexual entre mulheres portuguesasImpacto da pandemia COVID-19 nos profissionais de saúde em contexto de hemodiálise índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RODRIGUES, Inês  e  COSTA, Rui Miguel. Humor e qualidade das relações amorosas: estarão associados independentemente com a função sexual?. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.89-96.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230109.

O presente estudo teve como objetivo compreender se melhor humor e melhor qualidade da relação amorosa estão associados independentemente a uma melhor função sexual. A amostra é constituída por 401 sujeitos com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, 265 do sexo feminino e 136 do sexo masculino. Os participantes responderam ao Inventário de Componentes de Qualidade de Relacionamento Percebido e à Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (EADS). Para avaliar a função sexual, as mulheres responderam ao Índice de Função Sexual Feminina e à Escala de Distress Sexual Feminino - Revista, enquanto que os homens responderam ao Índice Internacional de Função Erétil. Em ambos os sexos, confirmaram-se intercorrelações entre pior humor, menor qualidade da relação amorosa e pior função sexual. Em regressões múltiplas, verificou-se que estados de humor negativos, menor qualidade da relação amorosa e uso de medicamentos para a ansiedade ou depressão se associaram independentemente a mais dificuldades sexuais.

Palavras-chave : Função sexual; Humor; Relações amorosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )