SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Humor e qualidade das relações amorosas: estarão associados independentemente com a função sexual?Compulsão alimentar, comer noturno e obesidade: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ROFINO, Rui; FIGUEIREDO, Daniela  e  RIBEIRO, Óscar. Impacto da pandemia COVID-19 nos profissionais de saúde em contexto de hemodiálise. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.97-109.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230110.

A COVID-19 e respetivas medidas de prevenção e proteção levaram a uma gestão ainda mais complexa dos cuidados de saúde em geral, gestão essa que se torna particularmente sensível e rigorosa na prestação de cuidados em diálise, podendo ter impacto nos profissionais de saúde (PS) que atuam nesse contexto. A presente investigação teve como objetivo explorar as experiências e impactos da pandemia COVID-19 em PS que prestam cuidados em hemodiálise (HD), bem como analisar os níveis de burnout dos mesmos. O estudo seguiu uma metodologia mista - qualitativa e quantitativa - assente na realização de uma entrevista semiestruturada e na aplicação de um instrumento de avaliação psicológica: o Maslach Burnout Inventory. Os participantes foram recrutados a partir de um centro de HD e entrevistados por videochamada no primeiro quadrimestre de 2021. Da amostra fizeram parte 25 profissionais: 19 enfermeiros, 4 médicos e 2 farmacêuticos. Da análise das entrevistas emergiram três temas principais: (1) Impactos de trabalhar durante a pandemia; (2) Estratégias para lidar com as adversidades; e (3) Perspetivas futuras sobre o trabalho em hemodiálise. Os resultados referentes ao burnout mostraram que 32% dos PS apresentaram Exaustão Emocional, 4% Despersonalização, e 12% diminuição da Realização Pessoal. Os profissionais entrevistados enfrentaram vários desafios durante a pandemia (sobrecarga de trabalho/horária, etc.), tendo no entanto recorrido a estratégias de coping eficazes, em particular ao suporte de pares. O facto de cerca de um terço dos participantes apresentar exaustão emocional sublinha a necessidade de monitorizar a saúde mental destes profissionais.

Palavras-chave : COVID-19; Profissionais de saúde; Hemodiálise; Saúde ocupacional; Saúde mental; Burnout.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )