SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Impacto da pandemia COVID-19 nos profissionais de saúde em contexto de hemodiáliseEspiritualidade e experiência de fim de vida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PINHEIRO, Laís  e  MELO, Cynthia. Compulsão alimentar, comer noturno e obesidade: uma revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.110-119.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230111.

A obesidade, anteriormente vista como protótipo de beleza, configura-se na atualidade como uma doença crônica, de etiologia multifatorial, com determinantes biológicos, psicológicos e socioculturais. Para contribuir com o conhecimento sobre a associação entre obesidade e outros transtornos alimentares, a presente pesquisa objetivou analisar a produção científica sobre a relação entre compulsão alimentar, comer noturno, peso e saúde mental de pessoas obesas. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura, selecionando artigos publicados em português e inglês, entre 2015 e 2019, por meio das bases de dados do Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da Biblioteca Virtual Em Saúde (BVS). Utilizou-se os descritores e booleanos: “obesidade” AND “transtorno da compulsão alimentar”; “obesidade” AND “comer noturno”; “obesidade” AND “estratégias de enfrentamento”; “obesity” AND “binge-disorders” “obesity” AND “eat night”; e “obesity” AND “coping strategies” Após a aplicação dos critérios de exclusão, foram analisados 10 artigos. Prevaleceram estudos quantitativos, realizados com pacientes e na área de saúde. Constatou-se que a compulsão alimentar e o comer noturno influenciam no reganho de peso e na saúde mental de obesos. Conclui-se que o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes com distúrbios alimentares é de suma importância para a efetividade da perda de peso de forma funcional.

Palavras-chave : Obesidade; Transtorno da compulsão alimentar; Comer noturno; Estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )