SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Estudo nacional do “health behaviour change during COVID-19 pandemic: focus on handwashing”Habilidades sociais e saúde sexual de adolescentes em região de fronteira índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALVES, Regina; PRECIOSO, José  e  BECONA, Elisardo. Comportamentos sexuais de risco entre estudantes universitários: relação com conhecimentos e atitudes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.154-167.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230115.

Os estudantes universitários ao longo dos anos revelaram uma elevada prevalência de comportamentos sexuais de risco. O início da atividade sexual em idade precoce, os múltiplos parceiros sexuais, o consumo de álcool antes da prática de relações sexuais e o uso inconsistente de preservativo são algumas das características comuns dos comportamentos sexuais de risco em estudantes do Ensino Superior. Este estudo pretendeu avaliar os conhecimentos, as atitudes e os comportamentos sexuais de risco entre estudantes universitários de uma Universidade do Norte de Portugal. Para tal, utilizamos uma abordagem transversal, aplicando um inquérito por questionário previamente validado, a uma amostra, estratificada proporcional, constituída por 840 estudantes universitários. O inquérito por questionário encontravam-se dividido em três partes: conhecimentos acerca das infeções sexualmente transmissíveis, atitudes face às infeções sexualmente transmissíveis e face ao uso de preservativo e comportamentos sexuais de risco. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes universitários eram sexualmente ativos e que o comportamento sexual de risco com maior prevalência refere-se ao uso inconsistente do preservativo. O nível de conhecimentos acerca das infeções sexualmente transmissíveis e as atitudes face a essas infeções e ao uso de preservativo foram moderadas. Não se verificou nenhuma correlação entre os conhecimentos e as atitudes, no entanto, as atitudes face ao uso do preservativo predizem os comportamentos sexuais de risco dos estudantes universitários. Este estudo mostrou que entender os fatores que influenciam os comportamentos sexuais de risco em estudantes do ensino superior contribui para o desenvolvimento de programas de educação em sexualidade.

Palavras-chave : Comportamento sexual de risco; Infeções sexualmente transmissíveis; Uso de preservativo; Perceção de risco; Múltiplos parceiros sexuais; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )