SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Padrão do consumo de álcool associado ao início sexual precoceAssociação entre bullying e bruxismo em adolescentes escolares: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Bruno et al. Associação entre comportamentos de riscos e autopercepção negativa de saúde em adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.186-195.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230118.

O presente estudo teve como objetivo determinar a prevalência da autopercepção negativa em saúde bem como verificar se existe associação a comportamentos de risco modificáveis a saúde em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, analítico e de base escolar, realizado com alunos do ensino médio da rede pública estadual do município de Olinda-PE. As informações referentes aos comportamentos de risco modificáveis foram obtidas a partir do questionário “Youth Risk Behavior Survey” (YRBS). A autopercepção de saúde foi mensurada a partir de uma única pergunta no qual os adolescentes autoreferiam o seu estado de saúde e foram classificados em autopercepção negativa os adolescentes que optaram pelas alternativas “nada saudável e não muito saudável”. Os dados foram tabulados pelo programa Epi-data versão 3.1 e analisados no SPSS versão 22. Foi utilizado o teste do Qui-quadrado (p<0,05) e realizou-se regressão logística binária stepwise para analisar os fatores associados (α=0,05). A prevalência da autopercepção negativa em saúde foi de 26,7% (32,9% para as moças e 19,1% para os rapazes p<0,001). Os comportamentos modificáveis associados à autopercepção negativa em saúde foram: Uso de tabaco; uso de álcool; uso de maconha e não participar de equipe esportiva (p<0,05). No modelo de regressão ajustada por sexo e idade, o uso de álcool, tabaco permaneceu associado à autopercepção negativa em saúde. A autopercepção negativa em saúde apresentou-se como um sinalizador de comportamentos de risco modificáveis a saúde. Adolescentes que avaliaram negativamente sua saúde apresentaram maiores percentuais de uso de tabaco e álcool.

Palavras-chave : Autoavaliação diagnóstica; Saúde do adolescente; Fatores de risco; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )