SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Associação entre bullying e bruxismo em adolescentes escolares: um estudo pilotoSexualidade dos adolescentes no norte e concelho de Vila Nova de Famalicão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FREIRE, Teresa; TEIXEIRA, Ana  e  BOAS, Daniela Vilas. Escala de felicidade subjetiva: validação para adolescentes portugueses. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.203-215.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230120.

O objetivo do presente estudo consiste na validação da Escala de Felicidade Subjetiva (Lyubomirsky & Lepper, 1999) para adolescentes portugueses, relacionando-a com variáveis de funcionamento positivo (autoestima e satisfação com a vida), e com variáveis de funcionamento negativo (depressão, ansiedade e stress). Participaram 884 estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Os resultados obtidos com a análise fatorial confirmatória apresentaram um bom ajuste dos dados ao modelo, sugerindo que esta escala pode ser aplicada a adolescentes. Verificaram-se associações positivas significativas entre a felicidade e as variáveis de funcionamento positivo e correlações negativas entre felicidade e as variáveis de funcionamento negativo. Os resultados sugerem que a Escala de Felicidade Subjetiva é uma medida válida e confiável para avaliar a felicidade subjetiva em adolescentes.

Palavras-chave : Funcionamento positivo; Felicidade subjetiva; Adolescentes; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )