SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Escala de felicidade subjetiva: validação para adolescentes portuguesesTrauma infantil, evitamento da dor psicológica e comportamentos autolesivos em jovens adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

REIS, Marta et al. Sexualidade dos adolescentes no norte e concelho de Vila Nova de Famalicão. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.216-228.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230121.

A atividade sexual geralmente é iniciada durante o período da adolescência, e as investigações nacionais e internacionais, sugerem que a idade da primeira relação sexual e o uso de preservativo são determinantes cruciais para a saúde sexual. Este estudo averiguou as tendências dos comportamentos sexuais dos adolescentes de 2018 a 2021 na região educativa do norte de Portugal. Participaram 2773 adolescentes, dos quais 47,2% são rapazes, com uma média de idades de 15 anos. A maioria dos adolescentes frequentam o 8º ano, o 10º ano ou o 12º ano. As medidas incluíam perguntar sobre ter relacionamento amoroso, ter relações sexuais, idade da primeira relação sexual, uso do preservativo na última relação sexual, ter relações sexuais associadas ao álcool ou drogas, teste do VIH e vacina do HPV. Analisou-se os anos de estudo, o género e o ano de escolaridade. A maioria mencionou não ter tido relações sexuais (82,6%). De entre os adolescentes que referiram já ter tido, mencionaram ter tido a primeira relação sexual entre os 14 e os 15 anos. Cerca de um quarto, em ambos os estudos, reporta não ter usado preservativo na última relação sexual (29% e 25%) e ter tido relações sexuais associadas ao consumo de álcool ou drogas (11,8% e 9,3%). Estes resultados têm implicações nas políticas de educação e de saúde, sobretudo no que se refere à zona Norte de Portugal, direcionando as mesmas para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nas várias estruturas que servem de suporte de apoio aos adolescentes portugueses.

Palabras clave : Relações sexuais; Preservativo; Teste VIH; Vacina HPV; Adolescentes; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )