SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Contribuição da feminilidade na dor: estudo transversal exploratório entre universitáriasSíndrome de Burnout em agentes comunitários de saúde no interior paulista índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GASPAR, Tania et al. Ecossistemas dos ambientes de trabalho saudáveis (EATS): instrumento de avaliação dos healthy workplaces. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.253-268.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230124.

Organizações e ambientes de trabalho saudáveis contribuem para o bem-estar, saúde e desempenho de trabalhadores e das organizações. O presente estudo tem como objetivo a construção e estudo de validação de um instrumento ecológico de avaliação dos ambientes de trabalho saudáveis tendo por base o modelo conceptual Healthy Workplaces proposto pela Organização Mundial de Saúde (Burton, 2010). Após complexo e robusto processo de construção do instrumento Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS) que envolveu investigadores, peritos e diversas organizações foi testado em 460 participantes em exercício de diversas funções em vários sectores de atividade, 231 (50,3%) do sexo feminino. A idade dos trabalhadores varia entre os 18 e os 67 anos, com média de 44 anos e desvio padrão de 11,36. O Instrumento EATS é constituído por um total de 62 itens organizados em 9 dimensões. O estudo psicométrico revelou resultados coerentes em termos conceptuais e de robustez ao nível da consistência interna e modelos adequados resultante da análise fatorial confirmatória das escalas, foram identificadas diferenças de sexo, idade e escolaridade na avaliação dos ambientes de trabalho. Considera-se o instrumento EATS e as respetivas escalas um instrumento que vem responder a uma necessidade das organizações para avaliar o ambiente de trabalho saudável numa perspetiva ecológica e permite a monitorização de medidas de promoção da saúde e prevenção dos riscos nas organizações com o objetivo central de melhorar o bem-estar e saúde dos trabalhadores, organizações e a sociedade como um todo.

Palavras-chave : Ambiente de trabalho saudável; Saúde ocupacional; Bem-estar; Avaliação; Qualidade de vida no trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )