SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Síndrome de Burnout em uma amostra de professores brasileirosAnsiedade e reações de estresse em doadores de sangue: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATHEUS, Ivna; CARVALHO, Marcele; NARDI, Antonio Egidio  e  COSTA, Rafael. Realidade virtual para medo de dirigir: cognições e senso de autoeficácia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.298-306.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230128.

A Fobia de Dirigir tem sido alvo, nas últimas décadas, de um crescente número de estudos, uma vez que o medo excessivo e perseverante de conduzir um automóvel pode promover impactos na carreira do indivíduo, embaraço social e restrições significativas em sua autonomia. O objetivo desse estudo foi investigar se o tratamento através da exposição por realidade virtual e outras estratégias da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foram capazes de 1- reduzir a frequência de pensamentos distorcidos associados à direção, 2- aumentar o senso de autoeficácia dos participantes e 3- contribuir para que esses se engajassem em exposições ao vivo. Dezoito participantes foram alocados de forma aleatória em três grupos: 1) 3 sessões de reestruturação cognitiva + 7 sessões de exposição por realidade virtual; 2) 3 sessões de relaxamento/ respiração diafragmática + 7 sessões de exposição por realidade virtual; 3) 3 sessões de relaxamento/ respiração diafragmática e reestruturação cognitiva + 7 sessões de exposição por realidade virtual. Os participantes responderam na primeira e na décima sessão o Questionário de Cognições na Direção (DCQ) e a Escala de Autoeficácia para dirigir (EADir-v2). Houve redução significativa na frequência de pensamentos distorcidos e aumento significativo no senso de autoeficácia dos participantes. Além disso, pode-se afirmar que o tratamento favoreceu para que os sujeitos enfrentassem posteriormente as exposições ao vivo. As estratégias de TCC e a exposição por realidade virtual mostraram-se eficazes. Apesar de se apresentarem mudanças estatisticamente significativas nos escores médios dos instrumentos utilizados, podemos apontar como limitações do estudo o tamanho da amostra, a utilização de um teste estatístico não paramétrico e a ausência de uma reavaliação para se confirmar se os ganhos foram mantidos. Portanto, recomendamos que outras investigações, controlando mais e melhor estas variáveis, sejam feitas.

Palavras-chave : Realidade virtual; Fobia de dirigir; Cognições; Autoeficácia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )