SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Ansiedade e reações de estresse em doadores de sangue: um estudo pilotoComportamento e reinserção escolar de sobreviventes de leucemia linfoide aguda índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GARBELINI, Adriana; SANTOS, Patricia; COBO, Viviane  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Associações entre funcionamento familiar, sobrecarga e saúde mental em cuidadores. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.319-330.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230130.

O objetivo deste estudo foi verificar as associações entre as medidas de funcionamento familiar, sobrecarga percebida, qualidade de vida, ansiedade e depressão do familiar cuidador. Para tanto foi desenhado um estudo transversal, correlacional, realizado com 101 familiares cuidadores. Foram utilizados o Questionário de informações sociodemográficas e familiares, escala ZBI, WHOQOL-breve, inventários BAI e BDI-II e escala FACES IV, sendo empregada estatística descritiva, testes de correlação e de comparação entre grupos. A média de idade dos cuidadores foi de 49,7 anos (±12,5 anos), a maioria mulheres (88%), em que 76,3% apresentaram sobrecarga, 49,5% apresentaram sintomas de ansiedade, 45,5% sintomas de depressão e 23,8% avaliaram suas famílias como disfuncionais. As famílias funcionais tiveram resultados superiores quanto à coesão, flexibilidade, comunicação e satisfação familiares e em qualidade de vida. Cuidadores com sobrecarga tiveram resultados superiores na subescala caótica (flexibilidade excessiva) e em ansiedade e depressão. Conforme aumenta a sobrecarga aumenta a chance de pertencer a uma família disfuncional, diminui a flexibilidade e a comunicação familiares. Concluiu-se que a flexibilidade e a comunicação mostraram associações significativas com sobrecarga, o que reforça a hipótese de que a família possa mediar, em alguma medida, a percepção de sobrecarga e os efeitos desta sobre a saúde mental e qualidade de vida do cuidador.

Palavras-chave : Família; Cuidadores; Ansiedade; Depressão; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )