SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Comportamento e reinserção escolar de sobreviventes de leucemia linfoide agudaRevisão narrativa sobre pensamentos ruminativos: aspectos teóricos e práticos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

WANDERLEY, Herydiane et al. O enfrentamento do internamento hospitalar pela gestante de alto risco. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.345-352.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230132.

Gestação de alto risco é aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada. O estudo tem como objetivo avaliar o enfrentamento das gestantes internadas no setor de alto risco num hospital público do Município de Petrolina - PE. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa. Realizado com 74 gestantes em internamento hospitalar devido a gestação de alto risco. Foram utilizados questionário socioeconômico e demográfico , escala de modo de enfrentamento (EMEP) e consulta em prontuários. Foram categorizadas variáveis socioeconômicas, demográficas e obstétricas. Foi utilizado Teste de Correlação de Pearson para verificar a correlação das variáveis e o Teste T de Student para verificar se as variáveis foram estatisticamente iguais ou diferentes. Verificou-se que o enfrentamento focado nas práticas religiosas/pensamentos fantasiosos e no problema apresentaram maiores médias, sendo mais predominante entre elas. A Hipertensão arterial e o Diabetes mellitus fazem cada vez mais vítimas, sendo essas patologias, muitas vezes, fatores desencadeantes ou agravantes de outras comorbidades. Observou-se ainda a necessidade de pesquisas sobre essa temática e políticas publicas mais eficazes na prevenção de complicações que possam acometer as mulheres no período preconcepcional.

Palavras-chave : Gravidez; Complicações; Hospitalização; Coping.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )