SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O enfrentamento do internamento hospitalar pela gestante de alto risco índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOARES, Lizandra  e  FARO, André. Revisão narrativa sobre pensamentos ruminativos: aspectos teóricos e práticos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.353-364.  Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230133.

O pensamento ruminativo é entendido como um padrão cognitivo repetitivo e persistente de cunho negativo. Ele se relaciona fortemente com a presença de Transtornos Mentais Comuns como depressão e ansiedade, sendo um fator de transdiagnóstico importante para a compreensão do quadro, curso e prognóstico. A ruminação é vista como um construto composto por dois fatores: cisma (fator patológico) e reflexivo (fator responsável pelo aspecto adaptativo), o que sinaliza seu caráter para o desenvolvimento de patológicas e função adaptativa. A proposta do presente artigo foi realizar uma revisão narrativa a respeito do pensamento ruminativo e apresentar dados sobre o seu impacto no processo de ajustamento psicológico dos indivíduos. Realizada por meio de levantamento da literatura a respeito de pensamentos ruminativos e transtornos mentais comuns em bancos de dados nacionais (SCIELO e PEPSIC) e internacionais (SCOPUS e PUBMED). Como limitação desse estudo, ele limitou-se apenas a uma breve apresentação do processo ruminativo. Dessa maneira, faz-se necessária o desenvolvimento de outros estudos como revisões integrativas e sistemáticas a respeito da temática.

Palavras-chave : Pensamento ruminativo; Psicologia da saúde; Revisão narrativa; Transtornos mentais comuns.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )