SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Treino cognitivo no pós-avc: um estudo-piloto com a plataforma neuroaireh@b índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

HUMBOLDT, Sofia von; RIBEIRO-GONCALVES, José Alberto; LOW, Gail  e  LEAL, Isabel. As dificuldades sexuais em contexto psicoterapêutico: estudo qualitativo com idosos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.367-373.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230202.

O bem-estar sexual (BES) da população idosa pode ser significativamente influenciado pela idade e pelas dificuldades sexuais. Este estudo tem como objetivo explorar as dificuldades sexuais que afetam o BES, abordadas por idosos em contexto de terapia centrada na pessoa. Cinquenta e sete idosos, com idade compreendida entre os 65 e os 82 anos e residentes na comunidade participaram neste estudo qualitativo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e as narrativas dos participantes foram submetidas a uma análise de conteúdos. Os resultados revelaram quatro temas principais para estes participantes: (1) Ausência do companheiro; (2) interferência da família, (3) insatisfação com o corpo, (4) e doenças sexualmente transmissíveis. O SWB é maioritariamente desafiado pela ausência do companheiro e pela interferência da família. Este estudo sublinha a importância da exploração das dificuldades sexuais que a população idosa sente em relação ao seu SWB para a eficácia de intervenções clínicas e de saúde futuras com idosos.

Palavras-chave : Bem-estar sexual; Dificuldades sexuais; Idosos; Terapia centrada na pessoa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )