SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2As dificuldades sexuais em contexto psicoterapêutico: estudo qualitativo com idososSujeito oculto: profissionais de saúde mental e o trabalho com comportamento suicida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CAMARA, Joana et al. Treino cognitivo no pós-avc: um estudo-piloto com a plataforma neuroaireh@b. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.374-381.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230203.

O treino cognitivo (TC) através das novas tecnologias representa uma estratégia de intervenção promissora na mitigação dos défices cognitivos pós-AVC. Neste estudo-piloto, avaliamos o impacto a curto prazo de um novo sistema de TC com maior validade ecológica - a plataforma NeuroAIreh@b -, numa amostra de sobreviventes de AVC na fase crónica. Recrutámos dez sobreviventes de AVC que foram submetidos a uma avaliação neuropsicológica (ANP) pré-intervenção. Posteriormente, iniciaram uma intervenção de TC implementada via tablet, com recurso à versão protótipo da plataforma NeuroAIreh@b, envolvendo oito sessões de 45 minutos. Nestas sessões, realizaram quatro tipos de tarefas de TC baseadas em atividades de vida diária (AVDs) (por ex., selecionar os ingredientes corretos para fazer uma receita, pagar as compras no supermercado). Foram efetuadas ANPs pós-intervenção para avaliar o impacto da intervenção a curto prazo. Uma análise intra-grupal com o teste de Wilcoxon revelou diferenças estatisticamente significativas no Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e na pontuação total do Inventário de Avaliação Funcional de Adultos e Idosos (IAFAI). Globalmente, o TC através da plataforma NeuroAIreh@b parece ser benéfico na fase crónica do AVC, conduzindo a ganhos na cognição geral (MoCA) e na capacidade funcional (IAFAI). Estes resultados preliminares com a versão protótipo da plataforma NeuroAIreh@b são encorajadores e sugerem a generalização dos ganhos obtidos em contexto terapêutico para as AVDs.

Palavras-chave : Treino cognitivo; Tecnologias da informação e da comunicação; NeuroAIreh@b; Acidente vascular cerebral; Atividades de vida diária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )