SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Medo de ser feliz: versão portuguesa da escala do medo da felicidadeDor e doença crónica durante a pandemia COVID-19: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Ana; SILVA, Isabel; GUIMARAES, Raquel  e  MENESES, Rute. Estado psicológico de mulheres com cancro da mama durante a quimioterapia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.406-413.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230207.

O diagnóstico de cancro da mama e respetivos tratamentos acarretam consequências para as mulheres a diferentes níveis, particularmente a nível psicológico com a mudança das suas rotinas e corpos. Parece importante compreender a que fatores as mulheres atribuem o seu estado psicológico durante ou pouco depois da quimioterapia. Foi conduzido um estudo transversal qualitativo com o objetivo de: compreender que fatores contribuem para o estado psicológico das mulheres durante ou pouco depois da submissão à quimioterapia. Foram recrutadas 25 mulheres com cancro da mama submetidas a quimioterapia neoadjuvante através de um método de amostragem por conveniência. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista estruturada e analisados usando a Análise Temática. Foram identificados 10 fatores que as mulheres consideram contribuir para o seu estado psicológico: impacto do diagnóstico; efeitos secundários dos tratamentos; sintomas psicológicos; informação excessiva; bem-estar geral; suporte social; características pessoais; cuidados de saúde; e, fatores externos à doença. Estes resultados mostram que diversos fatores afetam as mulheres psicologicamente durante a quimioterapia: alguns negativamente, outros positivamente. Concluiu-se que os psicólogos devem dar atenção personalizada a cada doente para compreenderem as suas necessidades e para serem mais capazes de promover fatores que contribuem positivamente para o estado psicológico destas mulheres.

Palavras-chave : Mama; Cancro; Estado psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )