SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Dor e doença crónica durante a pandemia COVID-19: revisão sistemática da literaturaBem-estar psicológico e sentido de vida de população idosa: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JESUS, Joana Correia  e  LEAL, Isabel. Suporte social, psicopatologia e COVID-19 nas forças armadas e de segurança portuguesas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.419-425.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230209.

Os membros das Forças Armadas e Forças de Segurança vivenciam situações de alto risco para a saúde física e mental. Os recursos sociais são necessários para proteger a sua saúde mental, principalmente em situações de alto stresse, como em tempos de pandemia. O objetivo deste estudo é avaliar os níveis de suporte social e psicopatologia em tempos de Covid-19 e explorar quais dimensões do suporte social podem prever os níveis de psicopatologia. A amostra resultou em 325 participantes. Aplicou-se a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI). Verificaram-se fortes correlações entre psicopatologia, suporte social e o grau de exposição à Covid-19. Análises de regressão mostraram que níveis mais baixos de intimidade e atividades sociais contribuíram significativamente para níveis mais elevados de psicopatologia. Estes resultados sustentam a importância do suporte social como fator protetor da psicopatologia em membros das Forças Armadas e de Segurança, em tempos de crise.

Palavras-chave : Saúde mental; Militares; Polícias; Suporte social; Pandemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )