SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Suporte social, psicopatologia e COVID-19 nas forças armadas e de segurança portuguesasObstáculos à adesão ao tratamento em adultos portugueses com diabetes tipo 1 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FRANCISCO, Isabel Furtado; HUMBOLDT, Sofia von  e  LEAL, Isabel. Bem-estar psicológico e sentido de vida de população idosa: um estudo comparativo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.426-433.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230210.

O sentido de vida e o bem-estar psicológico desempenham um papel fundamental na adaptação aos desafios da idade. Contudo, existem poucas evidências acerca das diferenças destes conceitos consoante variáveis sociodemográficas. Assim, este estudo teve como objetivo identificar diferenças do sentido de vida e do bem-estar psicológico de acordo com variáveis sociodemográficas. A amostra incluiu 36 idosos, entre os 65 e os 106 anos. Foram aplicados um questionário sociodemográfico, o Mini Mental State Examination (MMSE), a Escala do Bem-Estar Psicológico (EBEP) e uma entrevista estruturada acerca do sentido de vida. O sentido de vida varia consoante o sexo, idade, filhos, nível socioeconómico e nível de contacto das relações interpessoais de amizade; e o bem-estar psicológico difere de acordo com as variáveis: estado civil, existência de irmãos, apoio familiar, participação em atividades, nível socioeconómico, nível de contacto das relações interpessoais familiares e de amizade. Este estudo elucida-nos acerca da relevância do nível de contacto frequente e muito frequente das relações interpessoais de amizade dado, não existirem evidências na literatura acerca do mesmo e, tendo este, contudo, se revelado significativo para a existência de sentido de vida, encontrando-se ainda associado a maiores pontuações na escala de bem-estar psicológico geral e nas subescalas domínio ambiental e relações positivas com os outros.

Palavras-chave : Sentido de Vida; Bem-estar Psicológico; Escala do Bem-estar Psicológico (EBEP); Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )