SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Obstáculos à adesão ao tratamento da diabetes tipo 1 - revisão sistemáticaDesenho-estória temático prospectivo: estudo de caso sobre a experiência emocional da quimioterapia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SANTOS, Ana  e  SILVA, Isabel. Intervenções psicológicas em mulheres com cancro da mama: uma revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.449-456.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230213.

O cancro da mama é ainda uma doença que provoca mudanças significativas na vida da mulher e, portanto, tem consequências importantes na qualidade de vida e bem-estar, o que torna pertinentes intervenções psicológicas para esta população. Uma revisão sistemática foi desenvolvida com o objetivo de analisar as intervenções psicológicas que abordam a qualidade de vida, a espiritualidade, o suporte social, o afeto positivo e negativo e o coping resiliente em mulheres com cancro da mama. Recorreu-se à B-On com a frase booleana: (("breast cancer"[TI]) AND ("quality of life or health-related quality of life") AND ("spirituality or religion or faith") AND ("positive affect or negative affect or positive emotions or negative emotions") AND ("resilience or resilient coping") AND ("chemotherapy")), considerando o período entre 2011 e 2021. Apenas cinco estudos foram incluídos para a revisão final. As conclusões retiradas foram que: foram desenvolvidas e administradas intervenções psicológicas baseadas em modelos teóricos distintos nesta população, que obtiveram resultados satisfatórios na melhoria destas dimensões comparativamente aos grupos de controlo. Mesmo intervenções psicológicas que visam melhorar dimensões psicológicas especificas podem simultaneamente contribuir para melhorias em dimensões psicológicas mais amplas. Assim, os psicólogos devem continuar a desenvolver estas intervenções com esta população para melhorar a sua qualidade de vida e dimensões associadas.

Palavras-chave : cancro da mama; bem-estar psicológico; qualidade de vida; intervenções psicológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )