SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Prospective thematic story-drawing: case study about the emotional experience of chemotherapyImpact of meaning of life and spirituality on psychological well-being of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

COSTA, Andrea; HUMBOLDTB, Sofia von  and  LEAL, Isabel. Crenças sobre a alimentação e prevenção do cancro nos idosos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.467-472.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230215.

A crença sobre a alimentação poder prevenir ou curar uma doença. O objetivo deste estudo visa avaliar se as crenças sobre a alimentação influenciam a prevenção do cancro dos idosos. Neste estudo, de natureza quantitativa exploratória, participaram 25 idosos com idades entre os 65 e os 89 anos (M= 71,72; DP= 6,073), com cancros da mama, garganta, pulmão, estômago, cólon, intestino, próstata e linfomas. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e a escala das Crenças de Doença e Alimentação, onde se analisaram as crenças referentes ao estilo de vida, à ideologia alimentar e à alimentação e doenças crónicas. Foi realizada uma análise de diferenças, através do teste t-student entre o género masculino e feminino e entre as idades (65-72; 73-89). 80% dos participantes acreditam que as crenças alimentares podem influenciar a prevenção do cancro, contudo, não existem diferenças significativas tanto para o género e para a idade. As crenças sobre a alimentação e a relação com prevenção de doenças estão presentes, indicando que as pessoas estabelecem uma relação entre estas e a prevenção do cancro.

Keywords : Crenças; Alimentação; Cancro; Idosos; Envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )