SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Con(viver) com a dor em Portugal durante a pandemiaGrupo de intervenções em lutos e terminalidade (lute-usp): assistência, ensino e pesquisa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOLA, Pamela; SANTOS, Jorge dos; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  OLIVEIRA-CARDOSO, Érika de. Fatores complicadores do luto durante a pandemia: perspectivas de familiares enlutados. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.516-523.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230222.

O coronavírus, detectado no Brasil em fevereiro de 2020, causou mais de 600 mil óbitos. Considerando tal realidade de perdas, este estudo objetiva compreender os fatores complicadores da vivência do luto na perspectiva de familiares enlutados. Trata-se de um estudo qualitativo, transversal, com amostra intencional de dez familiares enlutados por perdas decorrentes da COVID-19 (oito mulheres, idade entre 21 e 52 anos, tempo de perda de três a onze meses, três com múltiplas perdas). A coleta de dados ocorreu em julho de 2021, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, realizadas por vídeo chamada, com gravação de áudio e vídeo e duração média de 60 minutos. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à Análise Temática Reflexiva, e analisadas segundo a teoria do luto de Parkes. Os resultados foram organizados em quatro categorias, consideradas os principais fatores complicadores do processo de enlutamento: (1) restrições de visitas hospitalares; (2) impossibilidade de realização ou alterações significativas de cerimônias de despedida; (3) isolamento físico e falta de apoio social; (4) morte rápida. Destacam-se sentimentos acentuados de revolta, desespero e dificuldade em aceitar a perda. Os relatos apontam a necessidade de compreender os impactos da pandemia nas experiências de terminalidade para sistematizar intervenções adequadas.

Palavras-chave : Luto; Luto complicado; COVID-19; Pandemia; Membros da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )