SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Fatores complicadores do luto durante a pandemia: perspectivas de familiares enlutadosAvaliação de stress ocupacional em tempo de crise: desafios à psicologia 4.0 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA-CARDOSO, Érika de et al. Grupo de intervenções em lutos e terminalidade (lute-usp): assistência, ensino e pesquisa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.524-532.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230223.

O Grupo de Estudos e Intervenções em Lutos e Terminalidade da Universidade de São Paulo (LUTE-USP) foi criado em 2020 junto ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (LEPPS-FFCLRP-USP-CNPq). O objetivo deste estudo é descrever a organização e as atividades desenvolvidas nos dois primeiros anos (2020-2022) de implementação do LUTE-USP. Trata-se de um relato e análise de experiência utilizando o método narrativo. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental e observação participante. Foram utilizados registros de atendimentos realizados e indicadores de produtividade, complementados por revisão da literatura. Os dados foram organizados em três categorias temáticas. Dentre as atividades desenvolvidas destacaram-se: (1) Intervenções grupais e individuais para pacientes, familiares e equipes multiprofissionais de saúde. No período avaliado foram atendidos 32 familiares enlutados, totalizando 857 atendimentos, e desenvolvidos cinco grupos de apoio (38 participantes e 143 encontros grupais); (2) Ensino: foram ministradas duas disciplinas sobre Morte e Morrer junto ao Programa de Pós-Graduação (60 alunos), três disciplinas de graduação (50 alunos) e quatro capacitações para profissionais de saúde da rede pública (40 participantes); (3) Produção e divulgação de conhecimento científico: foram publicados três livros, 14 artigos e 13 capítulos; foi realizado um webinar (1252 inscritos), duas jornadas (2987 inscritos), além de lives e ampla divulgação de material no instagram @luteusp. A experiência acumulada mostra a importância de articular intervenções em questões de luto e terminalidade, mediante ações coordenadas em diferentes frentes que interligam ensino, pesquisa e extensão universitária.

Palavras-chave : Luto; Terminalidade; COVID-19; Assistência; Ensino; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )