SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Grupo de intervenções em lutos e terminalidade (lute-usp): assistência, ensino e pesquisaAvaliação e promoção da saúde psicossocial no trabalho: sistemas integrados de gestão índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOUTO, Isabel; BRITO, Elisabeth  e  PEREIRA, Anabela. Avaliação de stress ocupacional em tempo de crise: desafios à psicologia 4.0. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.533-543.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230224.

O Stresse Ocupacional (SO) pode prejudicar seriamente a saúde física e mental dos trabalhadores. Esta temática tornou-se particularmente relevante na crise pandémica causada pela COVID-19, destacando-se os profissionais do sector da saúde, como aquele que esteve na linha da frente da resposta e nas pressões sofridas para as adaptações necessárias nos locais de trabalho. O presente estudo apresenta dados relativos a exposição a FRPs (avaliados com COPSOQ III), níveis de Distress e Resiliência. Dos 208 enfermeiros inquiridos, 56,3% apresentou níveis de Distress elevados e apenas 15,9% apresentou níveis de resiliência adequados. Para mais de 80% dos participantes o nível de exigências Emocionais e Cognitivas, representa risco elevado para a saúde. Os resultados contribuem com evidências que permitam o desenvolvimento de diretrizes de prevenção. No entanto, olhar para um fenómeno apenas num determinado momento pode ser limitativo, pois não reflete as mudanças ao longo do tempo. Neste contexto volátil, é urgente o desenvolvimento de ferramentas que permitam maximizar o processo de avaliação, prevenção e intervenção. Discute-se como técnicas de inteligência artificial e machine learning podem proporcionar oportunidades para ultrapassar limites e fazer análises precisas que, associadas a plataformas interativa de e-health, podem constituir-se como ferramentas de promoção da SO de alta aplicabilidade.

Palavras-chave : Stress ocupacional; Riscos psicossociais; e-health; machine learning; Psicologia 4.0.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )