SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Avaliação de stress ocupacional em tempo de crise: desafios à psicologia 4.0Dificuldades percebidas por psicólogos brasileiros na transição do atendimento para modalidade online índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

FERNANDES, Cláudia; COTRIM, Teresa  y  PEREIRA, Anabela. Avaliação e promoção da saúde psicossocial no trabalho: sistemas integrados de gestão. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.544-550.  Epub 30-Sep-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230225.

A exposição a fatores de risco psicossocial em ambientes laborais é cada vez mais experienciada pelos trabalhadores, face à pressão em responder às exigências laborais, aos recursos pessoais disponíveis e ao contexto global vivenciado e em constante mutação. Tornando urgente o diagnóstico e intervenção psicossocial, de forma sistémica, sistemática e fundamentada, por forma à promoção de ambientes de trabalho saudáveis, inclusivos e sustentáveis. A utilização de metodologias de gestão de riscos psicossociais que possam ser integradas nas práticas torna-se uma mais-valia quer para as organizações quer para os trabalhadores, potenciando as intervenções e o seu impacto. A utilização de referenciais normativos internacionais permite a fundamentação e o desenho de sistemas de gestão de riscos psicossociais de forma integrada e alinhada com os sistemas de gestão. Permitindo o recurso a um léxico conhecido, aliado a uma abordagem já testada e implementadas noutras áreas, como sejam a gestão da qualidade (ISO 9001; ISO 17025) ou a gestão de sistemas integrados de saúde e segurança (ISO 45001, ISO 45003). O presente trabalho tem como principal objetivo a apresentação, sistematização e discussão de uma metodologia de gestão, avaliação e promoção da saúde no trabalho baseado na gestão de riscos psicossociais alicerçado na prática e em modelos de gestão baseados em referenciais normativos.

Palabras clave : Fatores psicossociais; Modelo de gestão riscos psicossociais; Saúde ocupacional; Referenciais normativos; ISO 45003.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )