SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Dificuldades percebidas por psicólogos brasileiros na transição do atendimento para modalidade onlineManejo online do comportamento suicida na ótica de psicólogas(os) brasileiras(os): primeiras ponderações índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

JOLLUSKIN, Gloria; CARDOSO, Paulo Ribeiro; PAZ, Laila  e  SILVA, Isabel. Perceção dos profissionais relativamente às campanhas de violência doméstica: uma análise qualitativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.560-565.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230227.

Com o presente estudo pretendemos realizar uma aproximação à perceção geral dos especialistas sobre o fenómeno da violência doméstica contra a mulher. Foram realizadas entrevistas a 20 profissionais da Psicologia, Medicina, Enfermagem, Publicidade, Ensino e Justiça, utilizando um guião de entrevista composto por sete perguntas relativas à perspetiva do entrevistado sobre o fenómeno da violência doméstica contra a mulher, a sensibilização da população em torno desta problemática e sobre as campanhas de prevenção. Após a transcrição das entrevistas, foi realizada uma análise qualitativa. Foram identificadas três categorias: 1) Ausência de informação específica sobre o fenómeno da violência doméstica; 2) Questões sociais e reforços que favorecem a aceitação da violência doméstica; e 3) Impunidade em relação aos agressores. Para os participantes, as vitimas desconhecem outros tipos de violência que não seja a física. Também destacaram a tentativa de banalização dos crimes, seja pela desqualificação às vítimas por seu comportamento fora dos ditames de género ou pela aplicação de penas mais brandas. Finalmente, destacaram que a busca pela proteção dos direitos das mulheres é produto de inovações legislativas recentes, adquirindo cada vez mais relevância a cada inovação que as elevem à categoria de sujeitos de direitos.

Palavras-chave : Violência doméstica; Campanhas de prevenção; Perceção de especialistas; Análise qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )