SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Manejo online do comportamento suicida na ótica de psicólogas(os) brasileiras(os): primeiras ponderaçõesA vivência do corpo de estudantes universitários portugueses durante a pandemia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SIMOES, Michel da Matta  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Relação pai-filho com bulimia nervosa: um olhar para o vínculo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.574-582.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230229.

Transtornos Alimentares, que incluem a Bulimia Nervosa, são caracterizados por graves condições clínicas cuja incidência é maior entre as mulheres. Estudos dedicados à relação pai-filho nesse contexto são escassos, sobretudo quando se trata de um filho do sexo masculino. Esta pesquisa objetivou compreender o vínculo pai-filho e a paternidade na perspetiva do pai de um jovem adulto em tratamento em um serviço especializado. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, do qual participaram cinco pais. Este artigo apresenta um recorte do único participante que tinha um filho acometido. Foram utilizados para coleta de dados: Formulário de Dados Sociodemográficos e Critério Brasil (CCEB), Genograma e Roteiro de Entrevista Semiestruturado. Os resultados foram submetidos à análise temática e discutidos com base na Psicanálise das Configurações Vinculares. A relação pregressa do participante com o próprio pai se mostrou relevante para compreender a posição que ele ocupa atualmente na família constituída. Experiências vividas na família de origem reverberam no modo como ele lida com a paternidade e repercutem em suas dificuldades de relacionamento com o filho com bulimia. Direcionar o olhar para o pai, de modo a incluí-lo no tratamento e a fortalecer o vínculo parental, tem importância estratégica na potencialização do cuidado.

Palavras-chave : Distúrbios do ato de comer; Transtornos Alimentares; Bulimia nervosa; Relações pai-criança; Paternidade; Parentalidade; Psicanálise das Configurações Vinculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )