SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Father-child relationship and bulimia nervosa: a look to the bond author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PINTO, Sara; VEIGA, Guida  and  CARAPETO, Maria João. A vivência do corpo de estudantes universitários portugueses durante a pandemia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.2, pp.583-590.  Epub Sep 30, 2022. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/22psd230230.

Examinar a vivência do corpo durante a pandemia da covid-19, relativamente a diferenças de género e à relação com a idade e ano de estudos em estudantes universitários, e analisar a associação entre a vivência do corpo e a experiência da pandemia. Duzentos e oitenta estudantes universitários, dos 18 aos 29 anos, preencheram instrumentos de autorrelato sobre a vivência do corpo (IMC, insatisfação com a imagem corporal e consciência interocetiva) e a experiência da pandemia (preocupações e impacto). O género feminino apresentou níveis mais elevados nalgumas dimensões da consciência interocetiva e na insatisfação com a imagem corporal. A experiência da pandemia associou-se a maior consciência das sensações corporais (incluindo a sua relação com emoções). Menos preocupações com a covid-19 associaram-se a menor preocupação com as sensações somáticas e o maior impacto da pandemia associou-se a mais dificuldade na regulação da atenção às sensações corporais, menos confiança no corpo e maior insatisfação com a imagem corporal. A experiência da pandemia da covid-19 e a vivência do corpo mostraram relacionar-se de modo complexo, possivelmente com efeitos ao nível da saúde física e mental dos estudantes universitários.

Keywords : Consciência interocetiva; Insatisfação com a imagem corporal; Covid-19; Saúde; Jovens adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )